Está confirmado o local onde o Satélite de Pesquisa de Alta Atmosfera (Uars, na sigla em inglês) caiu na Terra no último sábado, dia 24. A divulgação das coordenadas foi feita pela Agência Espacial Norte-Americana – Nasa nesta terça-feira, 27.
Pedaços da estrutura desativada se chocaram contra o Oceano Pacífico, distante de qualquer pedaço de terra. O Uars entrou na atmosfera a 14,1 graus de latitude Sul e 189,8 graus de longitude Leste (170,2 a Oeste) e caiu a distância entre 300 e 800 milhas, a nordeste do ponto de entrada na Terra.
A Nasa informou que não foi notificada sobre resquícios do aparelho no local. Os dados são do Centro de Operações Espaciais da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.
O Uars virou lixo espacial e se desfez em pedaços no momento em que entrou na atmosfera, sendo que boa parte deles se queimou. Segundo a Nasa, 26 componentes, pesando aproximadamente 540 quilos ao todo, caíram no mar.
O satélite já chegou a ter o tamanho de um ônibus (3 metros x 10 metros), pesava 5,9 toneladas e tinha dez instrumentos para medir as reações da camada de ozônio. O equipamento foi oficialmente desativado em 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário